domingo, 16 de julho de 2017

Fim do concurso

Olá pessoal, apesar de já ser julho esse é o primeiro post do ano, estou aqui pra falar sobre o fim do concurso e também sobre a ultima posse.

Este post eu vou dedicar à ultima posse, e depois farei outros posts explicando o ocorrido em 2017 e para registrar os dados e estatísticas do concurso.

Bom, foram mais de 4 anos na luta para conseguirmos o máximo de empossados no TRT/RJ, o grupo de aprovados de TJAA foi criado em março de 2013. Logo começamos a buscar informações sobre a homologação, e em 06/06/2013 um grupo foi ao TRT para confirmar a homologação que ocorreu em 11/06/2013.

No mesmo mês saiu a nomeação e tivemos a primeira  posse em 04/07/2013 com 92 TJAA nomeados


Comemoração da primeira posse



Depois disso começamos a primeira luta do grupo, adiantar um projeto de lei que criaria novos cargos ao TRT/RJ. Na época isso ainda era algo possível, já que no concurso anterior houve um PL que ajudou muito o concurso.

A maioria das pessoas continuou fazendo provas, no mesmo ano houve prova no TRT 15, 5, 2, 17 e outros, que ajudariam futuramente no andamento do concurso com muitas PCIs. 
Inclusive encontramos amigos de grupo nas viagens para as provas!

Fizemos a famosa tabela para acompanhamento de vacâncias que foi essencial, com a tabela e com a visualização diária dos DOs conseguíamos prever as futuras nomeações.

Muitas pessoas ajudaram nessa função, inicialmente postando às 8:00 da manhã logo que o DO era publicado, geralmente com um BOOOM DIA quando tinha aposentadoria, e depois de um tempo às 19:00 quando o sistema mudou para o DEJT.

O TRT por meio do CORA sempre nos ajudou, sempre foi muito eficiente e fazia as nomeações logo que surgiam aproximadamente 20 vagas, já mais para o fim do concurso como em 2016 era só a vaga surgir que no dia seguinte possivelmente já tinha nomeação, sem a ajuda do CORA muitos não estariam na comemoração final.

Após vermos que o Projeto de Lei não iria para frente tão facilmente, começamos a buscar os famosos TDs, os termos de desistência. Pessoas que já haviam passado em outros concursos e que não tomariam posse no RJ poderiam desistir da sua vaga e assim ajudar a lista andar mais rápido. No inicio o TD só era publicado após a nomeação, mas com a boa vontade do CORA conseguimos que aceitassem antes da nomeação, o que fez toda a diferença!

E assim foi, o tempo passando, todos felizes e otimistas em certos dias, tristes e desanimados em outros, perguntas se o concurso chegaria até a sua vaga, se havia chance ou se o trt ia nomear foram incontáveis. Mas o grupo permaneceu unido e sempre atualizado, deixando todo mundo com uma esperança no fim.

O ano de 2016 foi bem difícil, mas após a liberação das nomeações em Junho o concurso voou e deixou muita gente otimista, em 2017 tivemos um choque mas literalmente na última semana de concurso tivemos a nomeação de quase todos os cargos vagos, terminando assim a validade do concurso com 772 nomeados da lista na qual 488 tomaram posse.

Por uma coincidência enorme, a última posse se deu exatamente 4 anos depois, no mesmo dia da primeira, 04/07/2017




Nesse dia a vida de muita gente mudou, espero que todas para melhor, não só pelo cargo conquistado, mas pelas amizades que foram construídas ao longo do prazo de validade e especialmente no último curso de ambientação do concurso de 2013, 2 semanas que construíram amizades que irão durar para sempre.
O curso de ambientação se deu até o dia 14/07, e amanhã começaremos de fato o serviço público, cada um em sua lotação, seja em VT, em área administrativa, gabinete, ou outros setores. Todos nós finalmente começaremos a fazer o que sonhávamos desde o dia da prova, depois de tantos anos estudando e esperando a nomeação, esse dia chegou.

Obrigado a todos do grupo de aprovados, sem vocês muita coisa não teria acontecido, e eu também não estaria aqui hoje!

Espero encontrar vocês pelos corredores do tribunal, em festas e comemorações. Agora esse concurso é parte da nossa história, 4 anos inesquecíveis!

Pra terminar, deixo aqui um provérbio que definiu nossa vida:
"Se quiser ir rápido, vá sozinho. Se quiser ir longe, vá em grupo".

Valeu pessoal, vocês são demais! 


Um comentário:

  1. Muito show, Afonso! Sucesso no TRT!

    Agradeço por ter feito este blog. Eu não tenho facebook e por aqui consegui acompanhar o concurso até tomar posse. Agradeço muito pela iniciativa deste blog.

    Abraços e sucesso a todos.

    ResponderExcluir