segunda-feira, 18 de junho de 2018

Estatísticas do concurso de 2013

Estou fazendo esse post devido ao novo concurso do Tribunal, já que o acesso do blog aumentou consideravelmente essa semana, assim os novos aprovados podem ter uma noção de como foi e o que podem esperar sobre futuras nomeações.

Fizemos um controle de vacâncias mensal, acompanhamos pelos diários oficiais as vagas e nomeações respectivas, na tabela o número no mês é a de vagas abertas, e abaixo o número de nomeados durante o ano.



2013
Out Nov Dez Jan FevMARABRMAIJUNJULAGOSETOUTNOVDEZ
6168119111091092
125 nomeados
2014
JANFEVMARABRMAIJUNJULAGOSETOUTNOVDEZ
618681181715992311
134 nomeados
2015
JANFEVMARABRMAIJUNJULAGOSETOUTNOVDEZ
261613251014141717151216
155 nomeados
2016
JANFEVMARABRMAIJUNJULAGOSETOUTNOVDEZ
18231815913161622422630
168 nomeados
2017
JANFEVMARABRMAIJUN
14141414224
57 nomeados



O número de vagas nem sempre corresponde ao de nomeados, isso ocorre pois a nomeação pode ficar para o ano seguinte por exemplo, além disso o número de nomeações é maior do que o número de vagas devido às desistências ou nomeações sem efeito.

De acordo com a tabela de classificação, tivemos nomeados até a posição 772 do concurso, mas por informações do tribunal apenas 488 efetivamente tomaram posse. Essa discrepância ocorreu principalmente por conta da nossa busca pelos termos de desistência, como se vê nos outros posts do blog.

Se compararem com os números do concurso de 2008 isso não está tão longe, na época foram nomeados 1064 técnicos, mas houve uma lei criando mais de 400 cargos, ou seja, efetivamente aproximadamente 600 vagas foram abertas durante os 4 anos de concurso, considerando desistências da época, o número foi próximo.

Tivemos e ainda estamos tendo problemas com as liberações de nomeações devido ao orçamento, espero que isso melhore para que não afete muito os futuros aprovados.

E aqui vai um pedido, se não forem tomar posse em algum cargo, enviem um termo de desistência, a vida de alguém pode mudar por conta disso. Qualquer dúvida, eu respondo os comentários do blog sem problemas.

Boa sorte a todos, corram atrás que vocês podem fazer a diferença!

7 comentários:

  1. As demandas do Tribunal diminuíram muito após a Reforma Trabalhista?? Dizem que por conta disso o número de nomeações diminuirá consideravelmente. Vocês sabem dizer se isso procede?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flávia, desculpe a demora pra responder, não recebi notificação do comentário.

      Então, estatisticamente o número de protocolos diminuiu sim, mas a demanda por servidores ainda é muito grande, não só em varas como na área administrativa. Além disso, está muito cedo pra dizer se o número de processos vai diminuir de fato ou se é só um receio inicial.

      O tribunal sempre teve interesse em nomear os aprovados, o único empecilho é o orçamento limitado, havendo verbas, eu acredito que deve haver nomeação.

      Excluir
  2. Bom dia Afonso. Me chamo Pedro e, após a nota da discursiva, fiz um levantamento e devo figurar entre o número 350 e 370 da ampla concorrência. Agora falta apenas o recurso da discursiva, mas deve alterar pouca coisa, para mais ou para menos. Você acha que tenho boas chances de ser nomeado? Pelo que vi, o tribunal, nos últimos dois concursos, nomeou mais de 800 TJAA. Mas estou com aquele medo, tanto pelo orçamento, como por essa tal "diminuição de processos por conta da reforma". Abraços cara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algo que me dá uma alegria muito grande e otimismo de que minha hora vai chegar nesse concurso é que o TRT 1 é o segundo maior tribunal trabalhista do Brasil e as vacâncias para TJAA são muito frequentes. No começo de junho, o total de vacâncias era de 131 para o citado cargo. Hoje, 3 meses depois, o panorama já deve ser bem melhor.

      Excluir
    2. Então, vaga provavelmente irá existir, como falei neste post o problema é o orçamento.

      Vcs devem se organizar, ir atrás de políticos e fazer pressão para que o cenário mude e liberem as nomeações, caso isso aconteça, o resto é questão de estatística que já tem os números no post, quanto mais nomeações em outros concursos maior a rotação de servidores, além disso o número de aposentadorias está favorável.

      Boa sorte, todos aqui torcem pela nomeação de vcs!

      Excluir
  3. Bom dia Afonso,

    Tenho a seguinte dúvida.

    Mesmo com a restrição orçamentária, quais são os casos que se pode realizar nomeação?

    Desde já obrigado pela informações.

    ResponderExcluir
  4. Somente em casos que não gerem despesa, pelo que sei são só dois, Posse em Cargo Inacumulável e Vacância por falecimento que não gere pensão.

    ResponderExcluir